Símbolo da Enfermagem
Durante a guerra da Crimeia que teve início em 1853, Florence Nightingale, se ofereceu para ir a Inglaterra cuidar dos soldados. Florence encontrou um hospital com situações precárias prontamente faz as alterações que julgava mais essenciais como: organizar a lavanderia, a cozinha, higienizar os pacientes e dar-lhes livros para se distraírem. Sua chegada reduziu de 40 % para 2% o número de mortes. Florence passeava a noite pelos leitos do hospital com uma lâmpada para iluminar o caminho e os próprios soldados, a quem prestava os cuidados necessários. (ORGUISSO, CAMPOS, s.d)
O efeito da luz aplacava a dor e a solidão dos feridos, animando os na luta continua pela vida. Essas rondas lhe renderam o apelido de: “Dama da noite”. Devido a seu papel fundamental e a revolução que ela causou na história da Enfermagem a lâmpada se tornou o símbolo da profissão, de forma mais estilizada, assumindo a forma de uma lamparina grega. (ORGUISSO, CAMPOS, s.d)
Enfermeiro: lâmpada e cobra + cruz Técnico e Auxiliar de Enfermagem: lâmpada e seringa
Segundo a Resolução do COFEN 218/199:
Os significados dados aos símbolos utilizados na Enfermagem, são os seguintes:
-
Lâmpada: caminho, ambiente;
-
Cobra: magia, alquimia;
-
Cobra cruz: ciência;
-
Seringa: técnica
-
Cor verde: paz, tranqüilidade, cura, saúde
-
Pedra Símbolo da Enfermagem: Esmeralda
-
Cor que representa a Enfermagem: Verde Esmeralda
-
Símbolo: lâmpada, conforme modelo apresentado
-
Brasão ou Marca de anéis ou acessórios:
Enfermeiro: lâmpada e cobra cruz;
JURAMENTO:
“Solenemente, na presença de deus e desta assembleia, juro:
Dedicar minha vida profissional a serviço da humanidade, respeitando a dignidade e os direitos da pessoa humana, exercendo a enfermagem com consciência e fidelidade; guardar os segredos que me forem confiados; respeitar o ser humano desde a concepção até depois da morte; não praticar atos que coloquem em risco a integridade física ou psíquica do ser humano; atuar junto à equipe de saúde para o alcance da melhoria do nível de vida da população; manter elevados os ideais de minha profissão, obedecendo os preceitos da ética, da legalidade e da moral, honrando seu prestígio e suas tradições”.
Referência:
CONSELHO FEDERAL DE ENFERMAGEM, Resolução Nº 218/199. Disponível em : http://www.cofen.gov.br/resoluo-cofen-2181999_4264.html. Acessado em 6 de maio de 2016.
ORGUISSO, Taka, CAMPOS, Fernando de Souza, A lâmpada – Símbolo da Enfermagem moderna, Escola de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo. Disponível em :< http://www.ee.usp.br/organizacao/lampada.htm>, Acessado em 6 de maio de 2016.

